AB/RS conclama advogados a contribuírem com o Novo Código de Ética da Advocacia

A OAB/RS está conclamando os advogados a participarem da consulta pública sobre a proposta do Novo Código de Ética da Advocacia (CED). A classe poderá propor aditamentos ou modificações no texto. A consulta ficará aberta por 90 dias.

Acesse, clicando aqui.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, explicou que a entidade pretende iniciar a discussão no plenário do Conselho Federal ainda no mês de junho, após receber as sugestões da advocacia brasileira. “Vamos aprofundar as discussões na XXII Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em outubro, no Rio de Janeiro, para que nos meses de novembro e dezembro possamos votar o Novo Código de Ética”, justificou.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS (TED), conselheiro seccional Fábio Scherer de Moura, destacou que, em outubro do ano passado, já foram coletadas sugestões de alterações e aprimoramentos no CED entre os integrantes do TED. “As sugestões recolhidas foram compiladas e enviadas para o CFOAB no âmbito da Comissão Especial para Estudo da Atualização do Código de Ética e Disciplina da OAB”, afirmou.

Para Moura, é importante estimular o debate e a discussão do projeto de CED entre os advogados: “Os novos dispositivos éticos serão mais fortes quanto mais ligados estiverem à prática e à realidade dos advogados”.

Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, o próximo passo é ampliar o debate fomentando o tema entre advogados de todo o Estado. “Além da ferramenta de consulta online, as subseções podem discutir o projeto. Vamos também realizar uma audiência pública na sede da OAB/RS para aprimorar as contribuições. As mudanças do CED são mais uma demonstração que a Ordem não admite desvios éticos, pois os advogados devem ser exemplos perante á cidadania”, destacou.

Rodney Silva
Jornalista – 14.759

Carrinho de compras
Rolar para cima
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Escanear o código