Objetivando disseminar os métodos para resolução de conflitos, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul realizou a primeira etapa do II Curso de Capacitação de Instrutores em Mediação e Conciliação na manhã de hoje (18/2), no 11º andar do TJRS. O evento segue até o dia 21/2.
A coordenadora do NUPEMEC, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, falou aos participantes, ressaltando a importância em capacitar instrutores com os métodos de conciliação e mediação para instruírem e assim ampliarem as equipes dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (CEJUSC). Este curso é para capacitação de pessoas que tenham habilidade para formar novos mediadores, explicou a magistrada.
Segundo a Desembargadora Vanderlei, a ideia é fazer mais cursos durante o ano para que cada Centro tenha seu quadro de instrutores. O objetivo é que cada CEJUSC tenha, no mínimo, três instrutores e, para isso, o NUPEMEC promoverá outro curso no início do mês de junho deste ano.
Ministradas pelas instrutoras Izabel Cristina Peres Fagundes, Liara Lopes Krüger e Gisela Wurlitzer Diniz, as aulas expõem o panorama do Processo de Mediação conforme o Modelo de Mediação estabelecido pela Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento contou ainda com a presença do professor coordenador do Escritório de Prática Jurídica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Alyson Rabaioli Corbari; da professora de graduação da PUCRS e pós-graduação da PUCRS, AJURIS, IMED e Defensoria Pública, Simoni Tassinari Cardoso; e da professora de graduação do Centro Universitário UNIRITTER, de pós-graduação da FADERGS, Diretora Executiva do IBDFAM e Diretora Interdisciplinar-Jurídico do Instituto Proteger, Cláudia Gay Barbedo.